O PlayStation 5 (PS5) passou a suportar a expansão do armazenamento SSD após a atualização de sistema de setembro deste ano. A novidade é bem-vinda diante dos apenas 667 GB livres no SSD instalado no videogame, e a instalação é feita no slot M2 disponível no interior do console. A própria fabricante ensina o jogador a fazer a instalação por conta própria.
Produtos como o WD Black SN850 e o Samsung 980 Pro são opções conhecidas, mas o XPG Gammix S70, da Adata, ou o Sabrent Rocket 4 Plus se destacam por suas velocidades ainda mais altas. A seguir, explicamos os tipos de SSD que funcionam no PS5, com uma seleção de modelos disponíveis no mercado nacional.
O que a Sony exige e recomenda
Sony faz uma série de recomendações e exigências para o SSD — Foto: Reprodução/YouTube
Podemos dividir as recomendações da Sony em dois grupos: o de tecnologia e o de dimensões físicas. Na técnica, o SSD precisa ser capaz de registrar velocidade de leitura sequencial de 5.500 MB/s mínima (e quanto mais rápido, melhor), além de ser compatível com PCIe 4.0 usando interface NVMe, e ter no mínimo 500 GB de capacidade.
Já nos requisitos físicos, o SSD precisa ser de formato M2 com 22 mm de largura (medida padrão e basicamente universal para qualquer SSD M2) e comprimentos de 30, 60, 80 ou até 110 mm. Essas medidas são usadas na classificação de cada modelo, e praticamente a totalidade dos SSDs à venda no mercado hoje — que atendem às especificações tecnológicas da Sony — serão “2280”, ou seja, terão 22 mm de largura e 80 mm de comprimento.
SSDs PCIe 4.0 tendem a esquentar bastante, e a Sony faz a recomendação que você instale um dissipador de calor (“heatsink”, para usar o termo em inglês) caso seu SSD venha sem, ou simplesmente opte por um modelo que traga o complemento de fábrica.
Caso use dissipador — seja de terceiros ou do fabricante do SSD — vale ficar atento às medidas (alguns dissipadores de SSD são bem grandes e podem não caber no console). A profundidade da baia para SSDs é de 11,25 mm. Pode não ser possível fixar a tampa do compartimento de SSD, se disco e o dissipador superarem essa altura.