Uma nova ferramenta a pensar na privacidade e segurança.
A Microsoft anunciou a disponibilidade geral do Face Check, a sua tecnologia de reconhecimento facial para empresas, projetada para melhorar a segurança da verificação de identidade. O Face Check compara uma selfie do utilizador com uma foto verificada de um documento oficial, como um passaporte, para garantir que a pessoa seja quem ela diz ser.
A empresa destaca que os cibercriminosos exploram falhas nos sistemas de identificação digital, e a Inteligência Artificial generativa torna esses ataques ainda mais sofisticados. Esta nova ferramenta oferece uma camada adicional de proteção contra fraudes e personificação, detetando e rejeitando técnicas como deepfakes.
Empresas interessadas podem obter mais informações sobre o Face Check e o Microsoft Entra Verified ID nesta página de FAQ dedicada. O Face Check está disponível como um serviço autónomo que custa 0,25 dólares por verificação ou como parte do Microsoft Entra Suite, que oferece um teste gratuito com oito verificações por mês.
“Os impostores podem facilmente contornar métodos de verificação comuns, como contar bicicletas num CAPTCHA ou perguntar em que rua se cresceu. Como as fraudes disparam para empresas e consumidores e as tácticas de falsificação de identidade se tornaram cada vez mais complexas, a verificação da identidade nunca foi tão importante”, afirmou a Microsoft no seu anúncio, até completar com: “Ao partilhar apenas os resultados das correspondências e não quaisquer dados de identidade sensíveis, o Face Check reforça a verificação de identidade de uma organização, protegendo simultaneamente a privacidade do utilizador. Pode detetar e rejeitar várias técnicas de falsificação, incluindo deepfakes, para proteger totalmente as identidades dos seus utilizadores.”