A acumulação de pó é um facto da vida de quase todos os proprietários de PCs. Independentemente da limpeza do seu quarto ou de o seu computador ter filtros de pó instalados, o pó acaba por entrar. Mas quanto pó é demasiado e com que frequência deve limpar o pó do seu computador?
Não existem regras rígidas e rápidas sobre a frequência com que deve limpar o pó do seu computador. Depende muito do ambiente em que o PC se encontra e do que se passa nesse ambiente.
Seja como for uma limpeza ligeira a cada três ou quatro meses manterá o pó a níveis aceitáveis. Mas este é apenas uma ideia. Se o computador estiver num chão com tapete, gatos a passear, poderá ser aconselhável reduzir o intervalo entre limpezas para dois meses.
Por outro lado, se o seu computador estiver elevado do chão, numa sala que é mantida muito limpa, uma aspiração rápida e um jato de ar comprimido de seis em seis meses podem ser tudo o que é necessário.
Se fuma à volta do seu PC, é quase certo que deve limpar o pó com mais frequência. O fumo do tabaco aspirado para o PC contém alcatrão, que se acumula em todos os componentes como um resíduo pegajoso. É muito mais provável que o pó e a sujidade se acumulem. Isto porque este resíduo actua como cola e impede que o pó seja expelido pelas ventoinhas de exaustão.
O importante é abrir o PC para verificar. Não pense que, pelo facto de o seu PC estar numa sala limpa com chão de madeira maciça, o pó não entrará.
Como remover com segurança a poeira acumulada
Limpar o pó do seu PC não precisa de ser uma tarefa difícil, mas deve lembrar-se de que existem coisas delicadas e potencialmente perigosas no interior dessa caixa preta que faz barulho. Deve ser minucioso mas cauteloso ao limpar o pó do seu computador, e também ajuda se tiver as ferramentas certas à mão.
Coisas que precisa para limpar o seu PC:
Lata de ar comprimido – Este produto básico de limpeza de PCs é barato e é a forma mais fácil e segura de remover o pó de componentes delicados.
Mini aspirador – Um pequeno aspirador de baixa potência pode-se utilizar como substituto do ar comprimido ou em conjunto com este, como forma segura de remover todo o pó deslocado.
Pano de microfibras – Mais útil para limpar o exterior de um PC do que o interior, mas também é útil se precisar de limpar o pó de superfícies internas planas.
Não é necessário remover todas as partículas de pó dentro do PC. Limpe as áreas onde o pó se acumula e contente-se em remover o resto. A ação das ventoinhas de exaustão deverá empurrar para fora grande parte do pó deslocado quando voltar a ligar o PC.
Primeiro, desligue o PC, retire o cabo de alimentação da parte traseira e remova os painéis laterais. Em seguida, deite a torre de lado, ilumine-se com um candeeiro ou lanterna de cabeça e prenda a pulseira anti-estática ao metal nu (se estiver a utilizar uma).
Remova e limpe quaisquer filtros de pó no interior ou exterior das ventoinhas, incluindo o filtro frequentemente colocado atrás do painel frontal amovível da caixa. Utilize o ar comprimido para soprar o pó das pás das ventoinhas, dos dissipadores de calor e de outros componentes que possa alcançar no interior da caixa. O pó pode aderir teimosamente às pás das ventoinhas, pelo que poderá ter de as limpar com um pano.
Poderá ser necessário remover a placa gráfica para limpar por baixo e à volta da mesma, mas não deverá ser necessário remover muito mais, a não ser que o PC esteja mesmo cheio de pó.
Se tiver um mini aspirador, limpe cuidadosamente o máximo de pó possível, mas evite apontar o bocal diretamente para os componentes pequenos e delicados da placa-mãe. Volte a montar tudo, feche a caixa e ligue o cabo de alimentação.
Os computadores portáteis precisam de ser limpos?
A maioria dos computadores portáteis utiliza ventoinhas para arrefecimento do ar, tal como um PC de secretária. É provável que haja muito menos ventoinhas e que não sejam tão grandes, mas o pó será aspirado na mesma. Infelizmente, entrar no interior de um computador portátil é muitas vezes mais difícil do que entrar na caixa de um PC.
Mas isso não quer dizer que não possa ser feito e, se sentir que o seu computador portátil está a ficar invulgarmente quente ou se conseguir ouvir as ventoinhas a debaterem-se, talvez seja altura de pegar na sua pequena chave de fendas.
O pó afecta o desempenho do PC?
O excesso de pó acumulado no interior do seu PC pode afetar o desempenho e até levar à falha de componentes. Os componentes do PC têm um intervalo de temperatura dentro do qual devem funcionar. Se o pó impedir a entrada de ar de arrefecimento na caixa ou se uma camada espessa de pó isolar os componentes, o excesso de calor pode fazer com que estes se desliguem. Isto pode levar a falhas aleatórias ou mesmo a uma falha completa dos componentes.
Como garantir que entra menos pó no seu PC
Não há melhor alternativa para manter o seu PC sem pó do que um programa de limpeza regular. Mas há algumas coisas que pode fazer para reduzir a quantidade de pó que entra no seu computador.
Mantenha a sala limpa
Pode parecer óbvio, mas vale a pena dizê-lo na mesma. Quanto mais limpa for a divisão onde o PC se encontra, mais limpo será o interior do seu PC. Aspire regularmente as alcatifas, especialmente à volta da área onde se encontra o PC, e preste atenção aos locais onde o pó se acumula.
Levante a torre do PC do chão
Mesmo levantar a caixa do PC alguns centímetros do chão ajudará a reduzir a quantidade de pó que é aspirado. A poeira levantada por alguém que passa tem a oportunidade de se depositar no chão, em vez de subir e ficar diretamente à frente de uma ventoinha de entrada. Pode comprar suportes para torres de PC relativamente baratos online.
Adicionar filtros de poeira às ventoinhas
Se as ventoinhas de entrada da caixa do seu PC ainda não tiverem filtros de pó, compre alguns que sirvam ou substitua as ventoinhas por outras que tenham filtros incluídos. Lembre-se de que os filtros precisam de se limpar regularmente se quiser que as ventoinhas continuem eficientes.
Melhorar o fluxo de ar
Tomar medidas para melhorar o fluxo de ar no interior da caixa do PC não é tanto uma questão de impedir a entrada de pó. Mas sim de o ajudar a sair novamente. Fazer coisas como passar os cabos por trás da placa de montagem da placa-mãe permitirá que o ar flua mais suavemente e reduzirá as superfícies nas quais a poeira pode se acumular.
Manter o PC livre de poeiras
Reservar alguns minutos a cada dois meses para limpar a poeira do PC é uma das maneiras mais fáceis de garantir que ele tenha uma vida longa e produtiva. Não só pode ajudar a evitar danos internos ou falhas aleatórias, como também pode ajudar a obter alguns fotogramas extra por segundo nos seus jogos favoritos.